A ginecologia é a especialidade médica que cuida do sistema reprodutor feminino (vagina, útero e ovários) e das mamas.
O corpo feminino passa por muitas transformações e o ginecologista é o profissional com quem compartilhamos essas mudanças, além dos nossos anseios, dúvidas e intimidades.
O papel desse profissional é acompanhar a mulher desde a primeira menstruação até a menopausa, passando pela escolha do método anticoncepcional mais adequado a cada fase, cuidados gestacionais e reposição hormonal na menopausa.
As consultas periódicas garantem saúde física e mental, permitem que a mulher viva uma vida livre de desconfortos, segura com o seu corpo, além de ter uma vida sexual ativa e feliz.
Tem o sonho de ser mãe? Nós podemos acompanhar todo o processo, antes, durante e depois da gestação, para que você se sinta segura, confiante, além de cuidar profundamente da sua saúde e da saúde do seu bebê!
Conte com a nossa companhia para todos os momentos da sua vida.
Estamos aqui para o que você precisar!
Formada há 35 anos, trabalha com Ginecologia, Obstetrícia e Reprodução Humana e é médica e diretora da Clínica Dra. Silvana Chedid, auxiliando os pacientes a realizarem o sonho de se tornarem pais e fazendo o acompanhamento ginecológico das pacientes, desde a adolescência até a terceira idade.
Nesse período, já acompanhou mais de 20.000 nascimentos, sempre com a mesma emoção e entusiasmo.
Possui graduação pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e residência em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital das Clínicas. Fez especialização em Reprodução Humana e Endoscopia Ginecológica pelo Centro de Medicina Reprodutiva, em Bruxelas, na Bélgica.
Foi lá que integrou o grupo que desenvolveu a técnica de ICSI (Intracytoplasmic Sperm Injection ou Injeção intracitoplasmática de Espermatozoide), sendo responsável pela introdução da técnica no Brasil, em 1992.
É a única médica brasileira a dirigir um laboratório de Medicina Reprodutiva próprio, o Laboratório Chedid Grieco, que reúne as técnicas mais avançadas do mundo em Reprodução Humana Assistida.
Durante a consulta ginecológica a mulher deve aproveitar e tirar todas as suas dúvidas, não só sobre sua saúde feminina, mas também sobre sua sexualidade e bem-estar geral. Além da anamnese, fazemos a coleta do exame de Papanicolaou e o Ultrassom Pélvico ou Transvaginal.
O normal é que a menstruação ocorra 25 a 35 dias após a menstruação anterior. O fluxo pode durar de 3 a 5 dias. Caso este período se alongue, é interessante que você nos informe.
Recomenda-se que o exame seja realizado a partir dos 40 anos, aumentando para duas vezes ao ano a partir dos 50. Se a paciente tiver casos de câncer de mama na sua família (hereditariedade), a investigação deve começar aos 30 anos.
A escolha do contraceptivo deve ser compartilhada sempre pelo casal e deve ser individualizada, de acordo com fatores médicos e preferências pessoais. Existem vários métodos e entre os mais comuns estão a pílula anticoncepcional, a camisinha e também o DIU (Dispositivo Intra-Uterino).
Na verdade não. A infertilidade pode ter origem isolada ou multifatorial. Entre as principais, destacam-se as disfunções hormonais, anatômicas, fatores genéticos e problemas de saúde (diabetes, obesidade, etc).